Monday, October 31, 2011

Academia Python: de 0 a 100 em 3½ meses

Quem me conhece sabe que eu adoro lecionar, e nos últimos anos tenho trabalhado como desenvolvedor de sistemas usando a elegante e poderosa linguagem Python, a minha favorita no momento.

Agora estou unindo essas duas paixões, lançando em parceria com a Globalcode a Academia Python, uma formação completa para programadores, que leva do básico ao avançado nesta linguagem, em 3 meses e meio de aulas, 2 vezes por semana.

Porque Python é especial

Python é uma linguagem muito simples para começar a aprender, mas ao mesmo tempo é largamente utilizada para inovação em uma grande variedade de empresas, como YouTube, Industrial Light & Magic, Globo.com e Dropbox.

Existem outras linguagens simples de aprender, mas elas costumam ter limitações práticas que atrapalham seu uso em ambientes profissionais, e existem outras linguagens usadas profissionalmente, mas nenhuma é tão fácil de aprender quanto Python.

Qual é o segredo deste mistério? As principais idéias de Python vêm da linguagem ABC, desenvolvida ao longo de 10 anos de pesquisa científica e testes com usuários para chegar a uma linguagem amigável e prática. Por exemplo, o laço for do Python é o mais simples possível:

>>> for letra in 'Python':
...     print letra
... 
P
y
t
h
o
n

Ao mesmo tempo, é uma linguagem que oferece recursos avançados e modernos de programação, como Orientação a Objetos com sobrecarga de operadores e meta-classes, iteradores, co-rotinas, meta-programação. O resultado é que Python vem sendo cada vez mais usada como primeira linguagem em cursos de computação ao redor do mundo (da FATEC ao MIT), e ao mesmo tempo é usada em grandes sites como Google, YouTube, Globo.com, nas principais empresas computação gráfica, como Industrial Light & Magic, The Foundry, e Autodesk. Python vem pré-instalada no Mac OSX e em praticamente qualquerLinux, e é fácil de instalar no Windows.

Porque fazer uma Academia na Globalcode

A Globalcode é uma empresa que tem tido muito sucesso oferecendo cursos sobre Java há 10 anos. Uma das fórmulas desse sucesso tem sido as Academias: formações completas com mais de 100 horas de aula (para comparar, uma disciplina típica de computação na USP tem 60 horas). Enquanto muitos cursos livres concentram conteúdo em turmas intensivas de curta duração, as Academias oferecem 8 horas de aula por semana, assim os alunos têm tempo para absorver, exercitar e aplicar o que foi visto no curso. A Academia Python tem 112 horas, o que dá 14 semanas (sem contar feriados). São três meses e meio de convívio entre alunos e o instrutor, uma vivência muito mais rica do que um curso rápido pode oferecer.

Como é a Academia Python

A estrutura da Academia Python reflete as próprias características da linguagem: começa com um módulo básico de 16 horas, acessível para qualquer pessoa que saiba programar em qualquer linguagem, mas chega ao quinto módulo abordando tópicos avançados como bancos de dados não-relacionais, programação assíncrona de alto desempenho e arquiteturas de sistemas distribuídos na nuvem (cloud computing).

Os módulos são:

  1. Introdução à linguagem Python: dominando a sintaxe, tipos de dados e funções básicas através de tarefas práticas de conversão de arquivos (16h)
  2. Orientação a Objetos e frameworks: exemplos em Django (framework Web) e Tkinter (desktop GUI) para demonstrar para que servem e como usar os conceitos de encapsulamento, herança e polimorfismo (24h)
  3. Desenvolvimento Web com Django e JQuery: como construir uma aplicação Web moderna usando Django, framework adotado pela Globo.com e JQuery, a biblioteca JavaScript mais importante do momento (32h)
  4. Django profissional: tópicos avançados de desenvolvimento Web com Django, incluindo testes automatizados, deployment com Apache e lighttpd, migração de modelos de dados e geração de relatórios em PDF, entre outros (20h)
  5. Cloud, NoSQL e novas arquiteturas: Google App Engine, MongoDB e programação assíncrona com para sites altamente escaláveis (20h)

Para saber mais

A primeira turna da Academia Python está prevista para começar dia 8 de novembro, com aulas 3ª e 5ª de 19h a 23h na Globalcode de São Paulo (metrô Paraíso). Mais detalhes, preços e matrícula na página da Academia Python na Globalcode.

Dia 1º de novembro vamos oferecer um mini-curso gratuito de Introdução à Programação Orientada a Objetos em Python na Globalcode de São Paulo (metrô Paraíso) e também via Webcast. Inscrições pelo site da Globalcode.

2 comments:

Ivanelson said...

Webcast free 'OO em Python', eu estarei presente.
http://www.globalcode.com.br/gratuitos/minicursos/minicurso-introducao-a-programacao-orientada-a-objetos-em-python

Yara Senger said...

Luciano, estamos MUITO MUITO felizes com esta parceria! Esperamos poder colaborar cada vez mais com a comunidade Python, fortalecendo ainda mais a comunidade de TI no Brasil!

Obrigada por toda a energia!

Yara