Wednesday, March 25, 2009

Django no mundo real

Esse foi o tema do primeiro tutorial que eu assisti na PyCon 2009 em Chicago. A conferência começa dia 27 mas nos dois dias antes estão rolando mais de 30 tutoriais.

Este tutorial na verdade foi uma palestra longa, não foi no estilo "mão na massa". Os apresentadores foram o Jacob Kaplan-Moss, um dos criadores do Django e co-autor do Django Book, e o James Bennett, autor do Practical Django Projects e release manager do Django.

Os caras são bons, claro, o Jacob e o Adrian são geniais por terem bolado um framework simples e integrado quando os concorrentes em Python eram todos complicados demais, desintegrados ou as duas coisas ao mesmo tempo. Mas na comunidade Python Brasil eu conheço várias pessoas que manjam mais de Python e de desenvolvimento Web que eles. Falta só um pouco mais de disposição para contribuir internacionalmente. Na verdade, a nossa galera de Plone já é reconhecida mundialmente, mas ainda temos condição de ocupar muito espaço fora do mundo Zope.

Apesar do comentário acima, aprendi bastante na palestra. O James especialmente tem muito o que dizer, se bem que quase tudo que ele falou eu já conhecia porque tem no livro que ele escreveu. Os slides estão online [1] e depois eu vou comentar com mais tempo a apresentação pois fiz umas anotações.

[1] http://jacobian.org/speaking/2009/real-world-django/

No comments: