Outra idéia errada: 1 caractere == 2 bytes
Eu aprendi o que era Unicode estudando Java, e sempre achei normal que um caractere Unicode fosse representado por dois bytes em Java, numa codificação chamada UCS2. Até que em 2006 eu comecei a estudar a linguagem Ruby, e constatei que o suporte a Unicode em Ruby era mais primitivo que em Python. Fiquei surpreso porque o criador de Ruby, Yukihiro Matsumoto, é japonês, e a linguagem é muito popular no Japão.
Mas a propaganda aqui no ocidente é que o Unicode veio para resolver o problema das línguas orientais, então porque faltava um bom suporte em Ruby? Quem pesquisar um pouco o assunto vai descobrir que as primeiras versões do Unicode foram rejeitadas pelo chineses, japoneses e coreanos! Os principais motivos foram (1) a unificação de certos ideogramas que embora visualmente parecidos queriam dizer coisas diferentes e (2) a falta de uma especificação de como estender a codificação para além dos 2 bytes. O segundo ponto é interessante: quando se usa um alfabeto, uma nova palavra é apenas um novo arranjo das mesmas letras; mas em chinês, uma nova palavra pode ser um novo ideograma.
Para resolver este problema, é preciso abstrair um pouco mais...
Unicode é uma tabela de codepoints
O foco do padrão Unicode não é estabelecer uma relação entre caracteres e bytes, e sim uma relação entre caracteres e códigos numéricos chamados codepoints. Como estes codepoints serão representados na memória ou em um arquivo é uma questão secundária, até porque diferentes aplicações vão exigir diferentes representações: um formato bom para transmitir pode ser ruim para processar, por exemplo.
Na documentação do Unicode, os codepoints são identificados por números hexadecimais com o prefixo 'U+'. Veja uma pequena amostra de codepoints e caracteres:
U+6C23 氣 CJK UNIFIED IDEOGRAPH-6C23
U+06BF ڿ ARABIC LETTER TCHEH WITH DOT ABOVE
U+2620 ☠ SKULL AND CROSSBONES
U+0D0B ഋ MALAYALAM LETTER VOCALIC R
U+4DF1 ䷱ HEXAGRAM FOR THE CAULDRON
O texto eu caixa alta em cada linha acima é o atributo "name" do caractere, segundo a tabela Unicode. Além de letras de vários idiomas, o Unicode inclui também símbolos matemáticos, naipes do baralho e até hexagramas do I-Ching.
Vale a pena explorar o site oficial do Unicode, em particular as code charts (tabelas de código) onde os milhares de caracteres aparecem agrupados por idioma ou assunto.